Nos dias atuais, muito fala-se sobre saúde, mas pouco se diz sobre o real significado dessa palavra. Se antes o conceito de “saúde” restringia-se apenas à ausência de doenças físicas, hoje essa palavra se liga a vários setores que devem ser analisados de forma independente.
Imagine que você é um jovem de 25 anos, com peso corporal adequado, vacinação em dia, exames de sangue sem alterações e que mantém uma alimentação equilibrada associada com a prática de exercícios físicos. Aparentemente saudável, não?
Agora, se eu te contasse que esse mesmo jovem apresenta crises de ansiedade com frequência, o que tem causado prejuízos em seu trabalho e estudos, fazendo com que o mesmo cogite até a possibilidade de abandonar a faculdade por esse motivo. Você ainda o consideraria como alguém “saudável”?
Perceba que, apesar de ter um corpo físico com saúde, não podemos dizer que o mesmo se aplica a sua mente. Crises de ansiedade, pensamentos depressivos, tristeza, desânimo, baixa auto estima, falta de auto confiança… Tudo isso contribui em larga escala para o desenvolvimento de um cérebro doente. Uma mente adoecida não é capaz de produzir em sua capacidade máxima, ainda que o físico esteja dentro dos padrões.
Por isso, quando abordamos o conceito de “saúde”, não podemos nos prender apenas ao que é visível. O equilíbrio mental e emocional também são peças fundamentais para que você tenha uma boa qualidade de vida e seja capaz de alcançar suas metas com determinação.
Deixe um comentário